Festividades dos 168 anos da Loja “Harmonia Cruzaltense”: 1º evento teve fomento à produção de vinho
11 de julho de 2024
Oficina do Oriente de Cruz Alta, uma das mais tradicionais do RS, realizará uma série de ações em 2024 para comemorar os 168 anos de sua fundação.
No dia 9 de julho, a Loja “Harmonia Cruzaltense” organizou um evento singular para iniciar as celebrações do seu 168º aniversário de fundação: uma degustação de vinhos do novo Terroir NoMi (Noroeste Missões).
O encontro reuniu Irmãos e familiares, além de viticultores e enófilos, no restaurante Coqueirinho, em Cruz Alta.
A proposta central do evento foi a de promover a produção de vinhos locais. Para tanto, cinco renomadas vinícolas da região foram convidadas, apresentando suas cartas de vinhos e oferecendo degustação aos participantes:
- Bortolini Azienda Agrícola, de Ijuí;
- Malgarim Vinhos, de São Borja;
- Novos Caminhos Wine, de Santo Ângelo;
- Vinícola Don Carlos, de Santo Ângelo;
- Vinícola Weber, de Crissiumal.
“Não são apenas 168 de história: são 168 anos de renovação constante, de dedicação permanente, de ações incessantes e de planejamento do nosso futuro. Vida longa à Loja Harmonia Cruzaltense!” | Venerável-Mestre Osvaldo Caino Teixeira
Durante as demonstrações, as explicações técnicas das variedades de vinhos eram apresentadas pelo jornalista cruz-altense especializado em agronegócio e vinhos Irineu Fernando Guarnier Filho, proporcionando uma visão detalhada e aprofundada sobre os produtos.
Irineu Guarnier é sommelier internacional FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori), apresentador do programa E Por Falar Em Vinhos do Canal Rural, colunista da revista Vinhos Magazine, jurado em diversos concursos nacionais e internacionais de vinhos, palestrante e editor do Blog Cave Guarnier.
Além de explorar as características de cada vinho e vinícola, o especialista convidado enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável e da inovação na viticultura, incentivando os produtores locais a continuarem investindo na qualidade e na diversidade de suas produções.
A cerimônia, que contou com pratos regionais cuidadosamente harmonizados com cada vinho, teve a atenção da imprensa local. Os depoimentos dos integrantes da Loja ressaltaram a relevância desse evento para fomentar a produção de vinhos na região e criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e formação de novas parcerias. Clique aqui para assistir às entrevistas no canal que realizou a cobertura do evento pelo Facebook.
Prestigiaram o evento as seguintes autoridades:
- Ir. Adaltro Cézar de Lima, delegado da 32ª Região Maçônica do GORGS, que representou o Grão-Mestre Celito Cristofoli;
- Ir. Rogério Coradini de Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que representou a prefeita Paula Rubim Facco Librelotto.
- Ir. Zeca Amaral, presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta;
A Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul foi representada por Lojas das três Potências Maçônicas gaúchas (todas de Cruz Alta):
GORGS
- “Liberdade e Fraternidade”
- “Egrégora Fraterna”
- “Nascente das Virtudes”
GLMERGS
- “Fraternidade Cruzaltense”
GOB-RS
- “Antares”
- “Senador Pinheiro Machado”
Além deste evento social, a “Harmonia Cruzaltense” publicará uma entrevista com o historiador Ir. Rossano Cavalari e o Venerável-Mestre Osvaldo Teixeira falando sobre a história da Loja. Por fim, a reinauguração (em 20 de agosto) do monumento em homenagem aos 100 anos da Oficina, que foi totalmente remodelado.
O secretário André Luís Pires Barbosa descreve a linha adotada pela Loja para as comemorações dos 168 anos:
“Olhando para o passado e o presente, estamos em atividade desde 1856 participando ativamente da história, do desenvolvimento e da política do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Cruz Alta, valorizando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, lutando pelo trabalho, concórdia, tolerância e respeito, difundindo o conhecimento útil e capaz de melhorar a sociedade, praticando a liberdade de consciência e os princípios da caridade.
Honramos o nosso passado e todos os que fizeram parte do quadro da Loja Harmonia e pavimentaram essa estrada para que hoje nós estivéssemos aqui.
E olhando do presente para o futuro, manteremos o foco no pioneirismo e liderança, na constante busca pelo desenvolvimento dos nossos membros, pela renovação e qualificação dos nossos quadros, pelo estudo como prática constante e uma vigilante dedicação aos princípios da maçonaria universal.
Os atuais integrantes da nossa loja têm o dever e a grande tarefa de pavimentar o futuro da Harmonia.
Viva a Loja Harmonia Cruzaltense!”
Fotos: Fernando Kopper e André Barbosa
Pesquisar artigos